Artigo científico sobre assédio moral no trabalho

Resumo: O presente artigo objetiva fazer um estudo sobre o assédio moral no âmbito das relações de trabalho, sob uma ótica voltada para os direitos humanos. O assédio moral atinge o psicológico do trabalhador afetando, por conseguinte, seu bem-estar no ambiente de trabalho. RESUMO: O presente artigo científico tem como objeto o estudo sobre o assédio moral no ambiente de trabalho, que vem se tornando algo cada vez mais corriqueiro.

146-A no Código Penal Brasileiro - Decreto-lei nº , de 07 de dezembro de 1940, dispondo sobre o crime de assédio moral no trabalho. A divulgação de informações e conscientização sobre o assédio moral podem ser o início do fim dessa prática devastadora no ambiente de trabalho. Para isto, também buscou-se compreender qual é o entendimento que estes profissionais possuem acerca do assédio moral nas relações de. O presente artigo científico versa sobre o assédio moral no ambiente de trabalho e as consequências para o assediador tomando-se como parâmetro as disposições doutrinárias, legislativas e jurisprudenciais. INTRODUÇÃO O assédio moral, problema há pouco tempo conhecido nas relações de trabalho, sugere a prática de perseguição, humilhação e ameaça no local de trabalho, todos eles componentes.

A produção científica sobre assédio moral no trabalho no Brasil Do ponto de vista cronológico, a análise dos estudos selecionados permite identificar que a primeira publicação indexada data do ano de 2001 e configura-se como um ensaio teórico que analisa o que Freitas (2001, p. Constatou-se, no entanto, ainda não haver legislação específica para o assédio moral que tenham como escopo resguardar e assegurar a dignidade da pessoa humana de maneira de evitar a degradação da relação de emprego e combatendo o.

O assédio moral geralmente está atrelado ao abuso do poder pela autoridade provocando um cenário de discriminação na instituição e pode desencadear o término da relação de trabalho e do emprego (8) Apesar. Nesta perspectiva, o artigo objetiva identificar se os Psicólogos, quando inseridos nas organizações de trabalho, têm enfrentado o assédio moral, e como têm realizado as intervenções psicológicas. A identificação do problema no ambiente de trabalho bem como a luta contra sua prática pode ser a solução para a diminuição do estrago que tal fenômeno pode ocasionar a uma pessoa.

Para Cohen (apud COLETA e MIRANDA, 2002) o termo assédio moral (no ambiente de trabalho) surgiu em setembro de 1998, quando a psicanalista e vitimólogaiv francesa Hirigoyen lançou, na França, um livro publicado, em 2000, no Brasil, sob o título Assédio Moral: a violência perversa no cotidiano. Margarida Barreto, medica do trabalho, publicou a sua dissertação de mestrado apresentada na PUC/SP, o trabalho tem o nome de Violência, Saúde e Trabalho Uma Jornada de Humilhações, esse foi o marco da discussão sobre o assédio moral no ambiente do trabalho aqui no Brasil.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem