Gestão ambiental II - Gestão Ambiental. Como está o cenário do ESG no Brasil?

Para saber sobre o início das inscrições, preencha abaixo:

CORREIA, Monica F.B. A constituição social da mente: redescobrindo Jerome Bruner e construção de significados. Estudos de Psicologia, 8(3), p. 505-513, 2003.

Discussão da educação enquanto campo de pesquisa. Problematização de diferentes aportes teórico-metodológicos presentes no campo educacional. Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Análise conceitual e linguagem educacional. Principais tendências dos objetos de pesquisa em educação. Revisão e discussão dos projetos de pesquisa dos doutorandos. ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Frankfurt am Main:Suhrkamp-Verlag, 1970 Traduzido por Artur Mourão. Lisboa/Portugal: Edições 70,1970.
BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Experiência Estética e sentidos na arte de costurar narrativas autobiográficas. In: MONTEIRO, Filomena de A. ; NACARATO, Adair M. ; FONTOURA, Helena A. da. Narrativas docentes, memórias e formação. Curitiba-PR, Editora CRV, 2016. p. 125-142.
____________________; MENDIETTA-JOSÉ, Ana Paula. A Estética do Espaço Escolar: Narrativas Discentes. Curitiba: CRV, 2015.
BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Retalhos Imaginativos: a dimensão estética nos processos formativos autobiográficos. Cadernos de Educação, Pelotas, , .
_____.

Educa: Lisboa, 2009.
TEDESCO, Juan C. Son possibles las políticas de subjetividad? In: FANFANI, E. T. Nuevos temas en la agenda de política educativa. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2008.
ZITTOUN, T. (2016). Symbolic resources and sense-making in learning and instruction. European Journal of Psychology of Education. New York, x(x), 1-20. Disponível em: . Acesso em: 17 Fev. 2017. Narrativas como territórios de disputas das memórias e das produções historiográficas. Dimensões epistemopolíticas, pós-coloniais e pós-disciplinares das práticas narradoras. Espaços de conflito associados à história, enquanto disciplina, e à memória, enquanto processo psicossocial. Reverberações no campo educacional. Ademais, um estudo publicado neste ano pelo BlackRock Investment Institute (BII), segmento de pesquisas econômicas da gestora, informou que a conservação do meio ambiente tem potencial de resultar em ganhos da ordem de 25 ao ano. Exame e aprofundamento de aspectos constituintes da pesquisa educacional com destaque para os temas desenvolvidos nas linhas de pesquisa Políticas Públicas de Educação e Sujeitos, Formação e Aprendizagem.

Contribui para a elaboração de subsídios que apoiem o equacionamento de questões referentes à direção escolar, coordenação pedagógica e órgãos gestores de secretarias e de instituições de Ensino Superior. M3- Contribuir com o mercado à ponto de ser referência pelos valores e com a responsabilidade pela sustentabilidade ambiental e social. O Programa de Mestrado em Educação integra a Universidade Cidade de S. Paulo UNICID, instituição privada criada em 1972, localizada no município de São Paulo. Mas a sustentabilidade não é novidade para nós. Há décadas fornecemos soluções e serviços de sustentabilidade para empresas e organizações de todo o mundo. Com isso, estamos em posição ideal para ajudá-lo a causar um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, assim como obter maior sustentabilidade económica. Em artigo publicado pela Exame, o diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, usou como referência uma usina elétrica para explicar como adotar critérios ESG.


AVELAR, Lúcia; CINTRA, Antonio Octávio (orgs. ). Sistema Política Brasileiro: uma introdução. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
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HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.
PASSEGI, M. C. ; SOUZA, E. C. .

O CTB em seu artigo 20, define as competências da PRF, dentre elas estão, coletar dados estatísticos e fazer estudos, porém a PRF não organiza a estatística geral de trânsito no território nacional, pois tal competência será exercida pelo Órgão Executivo de Trânsito da União DENATRAN, conforme prevê o art. 19 do Código de Trânsito Brasileiro. Pode-se dizer que o Programa de Pós-graduação em Educação da UNICID insere-se no panorama nacional, regional e local, tendo como marca o compromisso com a educação de qualidade, mantendo para isso altos investimentos no corpo docente qualificado e na modernização de sua infraestrutura. O aumento da nota do Programa, fato esse ancorado na crescente e sólida produção docente e discente alicerçada, por sua vez, no apoio de agências de fomento aos projetos de pesquisa, refletem a maturidade alcançada pelo Programa. Princípios epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa (auto) biográfica em educação. A disposição humana para narrar e constituição da subjetividade. Narrativas autorreferencias como método de pesquisa e dispositivo crítico-reflexivo de formação. Narrativas da experiências e reflexividade autobiográfica: contribuições para a compreensão das aprendizagens formais, não formais e informais ao longo da vida.

Participante do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental (GEGA/UERN) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas (GIAPP/UFRN). Confira, nos próximos tópicos, a forma como o comportamento rotineirodeve ser implementado na gestão educacional. Veja, também, quais valores as crianças vão aprender ao, diariamente, terem práticas voltadas para o seupróprio aprendizado. É o principal documento elaborado pela organização, na qual expõem suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que estabelece uma estrutura para a ação e definição dos seus objetivos e metas ambientais. APPEL, Michael: La entrevista autobiográfica narrativa: Fundamentos teóricos y la praxis del análisis mostrada a partir del estudio de caso sobre el cambio cultural de los Otomíes en México. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum Qualitative Social Research [On-line Journal], 6(2), Art. 16 Disponível em: Acesso em: 15 out. 2017.


MARTINS, Angela Maria. Estudos em Políticas Educacionais: uma discussão metodológica. In: MARTINS, Angela Maria; WERLE, Flávia Obino Correa (orgs. ). Políticas educacionais: elementos para reflexão, 2010, p. 21-48.
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OLIVEIRA, Vânia Aparecida Rezende de; CANÇADO, Airton Cardoso; pereira, José Roberto. Gestão social e esfera pública: aproximações teórico-conceituais. CADERNOS EBAPE. BR, v. 8, nº 4, artigo 3, Rio de Janeiro, Dez. 2010 p. 613-626.
SANTOS, Boaventura de Souza (org. ). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
SANTOS, Ana Lúcia, F. dos Santos; AZEVEDO, Janete, M Lins de; A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Rio de Janeiro: Anped, Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 42 set. /dez.

585-603, 2014. A InovAr acredita no desenvolvimento tecnológico responsável, com sustentabilidade ambiental, social e humana, e com permanente compromisso com a ética e a transparência. O Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo UNICID tem como Área de Concentração Educação e assume a pesquisa como eixo articulador dos planos e ações de docentes e discentes. Organiza-se por meio de duas Linhas de Pesquisa: Sujeitos Formação e Aprendizagem e Políticas Públicas de Educação que congregam projetos, disciplinas e atividades programadas. É importante que essas iniciativas sejam estabelecidas a longo prazo no planejamento central das corporações e que essas discussões não estejam limitadas ao setor de responsabilidade social das organizações. Licenciada em Ciências Sociais pela UERN (2002). Especialista em Filosofia (2003) e Gestão Ambiental (2012) pela UERN . Mestra em Ciências Sociais pela UFRN (2014). Estudos nas áreas de Sociologia, Filosofia, Políticas Públicas, Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Segurança Pública.

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Levantamento e espacialização da criminalidade urbana do município de Mossoró-RN. 2014. Monografia. (Graduação em Gestão Ambiental) Faculdade de Ciências Econômicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mossoró, 2014. 73 p. 1) Formar pesquisadores qualificados para a pesquisa e para o exercício de atividades no âmbito da docência, da gestão e das políticas públicas em Educação;
2) Contribuir para o avanço da pesquisa em educação e para a difusão do conhecimento em contextos nacional e internacional;
3) Ampliar e consolidar a internacionalização do Programa, mediante acordos de cooperação científica e participação de seus pesquisadores em redes de
pesquisa internacionais. ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de. Recentralizando a federação. Curitiba: Revista de Sociologia e Política, n. 24, jun. /2005, p. 24-45.
ALVES, Thiago; PASSADOR, Cláudia, Souza. Educação pública no Brasil: condições de oferta, nível socioeconômico dos alunos e avaliação. São Paulo: Annablume, 2011.

Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, 2013. Possui Bacharelado em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é mestranda em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UERN). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental,Geoprocessamento e Sustentabilidade. Dentro desse contexto, o Programa de Mestrado em Educação vem se consolidando como centro de pesquisa, ensino e extensão, sendo o único Programa de Pós-graduação em Educação oferecido na Zona Leste da cidade. Investiga processos de formulação, implantação e implementação de Políticas Educacionais. Privilegia temáticas voltadas para a gestão de sistemas, redes e unidades de ensino, abrangendo diferentes níveis, etapas e modalidades.

Para saber sobre o início das inscrições, preencha abaixo:



1355-1379, . 2010
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Formação docente, um projeto impossível. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 486-507, Sept. 2015 .
LÜDKE, Menga; BOING, Luiz A. Do trabalho à formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 428-451, maio/ago. 2012.
ROLDÃO, Maria do Céu et al. O conhecimento profissional dos professores especificidade, construção e uso: da formação ao reconhecimento social. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 2, p. 138-177, set. 2009.
VAILLANT, Denise. Análisis y reflexiones para pensar el desarrollo profesional docente continuo. Educar. n especial, p. 55-66, 2014. SOUZA, Elizeu C. Pesquisa narrativa, (auto)biografias e história oral: ensino, pesquisa e formação em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista Seropédica, v. 32, n. 2, p. 13-27, jul. /dez. 2010. 2 Carla adquiriu um veículo de transporte de passageiros com capacidade para 16 lugares, decidiu fazer uma viagem de férias com seus amigos por uma rodovia litorânea, durante a viagem Eduardo revezava a direção do veículo com Carla.

  • gestão ambiental e social;
  • mitigação e resiliência às mudanças do clima;
  • biodiversidade;
  • padrão de qualidade da água;
  • população indígena;
  • recurso hidrológico;
  • governança e aquisições;
  • condições de trabalho das equipes.

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O Programa de Doutorado em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo UNICID tem como Área de Concentração Educação e mantém em seu Projeto Pedagógico as referências que norteiam sua proposta de formação. Assumindo a pesquisa como eixo articulador dos planos e ações de docentes e discentes, desenvolve sua proposta curricular contemplando o conhecimento acumulado na Área da Educação, à luz dos debates e desafios que emergem na atualidade, cotejando diversas dimensões de contextos locais, nacionais e internacionais. Abordagens teórico-metodológicas na elaboração de pesquisas no campo das políticas públicas educacionais. Políticas de caráter universalisante e políticas de caráter compensatório. Abstracionismo pedagógico na pesquisa em políticas educacionais. Ciclo de políticas educacionais. Abordagens e perspectivas acerca da implementação de políticas no campo educacional. Procedimentos de coleta de dados e sua sistematização na pesquisa em políticas educacionais. DIAS, H. G. Identificação da vulnerabilidade socioambiental na área urbana de Mossoró-RN, a partir do uso de técnicas de análises espaciais.

Ajudamos as organizações a garantir que elas e seus parceiros contem com processos e sistemas eficientes e gerenciáveis, que atendam aos requisitos das partes interessadas associados à qualidade, saúde e segurança, gestão ambiental, responsabilidade social corporativa e outras áreas do desenvolvimento sustentável. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistema de Informação Geografia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação geográfica, gestão ambiental, bacia hidrográfica, sensoriamento remoto, análise multitemporal, diagnósticos ambientias, zoneamento ambiental, recursos Naturais e planejamento ambiental.

2009, p. 534-605.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Revista Sociologias. Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.
WEBER, Max. Ciencia e política: duas vocações. São Paulo: Editora Cultrix, 2004.
WEBER, S. . Políticas do Ensino Fundamental em revista: um debate pela democracia. In: COSTA, Albertina de O. ; MARTINS, Angela M. ; FRANCO, Maria Laura P. B. (Org. ). Uma História para Contar: a Pesquisa na Fundação Carlos Chagas. 1aed. São Paulo SP: Annablume, 2004, v. , p. 57-88. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Curitiba: Editora Universitária Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017.
NOVAES, Adelina. Subjetividade social docente: elementos para um debate sobre políticas de subjetividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo , v. 45, n. 156, p. 328-343, Junho 2015 . Disponível em: Acesso em: 17 Fev. 2017.
NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente.

Neste cria condições para verificar se a empresa está de acordo com o programa de gestão ambiental previamente definido, trata as medidas preventivas, identifica aspectos não desejáveis e mitiga quaisquer impactos negativos. A Verificação e Ação Corretiva são orientadas por quatro etapas do processo de gestão ambiental: Monitoramento e Medição; Não-conformidade e Ações Corretivas e Preventivas; Registros e Auditoria do SGA. ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In. ANTUNES, Ricardo (org. ) A dialética do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995.
NETTO, José P. e BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.
OLIVEIRA, Romualdo P. de. A organização do trabalho como fundamento da administração escolar: uma contribuição ao debate sobre a gestão democrática da escola. IDÉIAS, São Paulo, n. 16, p. 114-124, 1993.
PARO, Vitor H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez/Autores Associados. 1986.

Conforme parâmetros da International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial e da International Hydropower Association (IHA), a empresa deve observar questões como: Ao dividir a rotina nesses aspectos, fica mais fácil pensar nas estratégias que vão ser realizadas. Todos esses horários são fixos, o que difere são as ações feitas dentro do horário de aulas e da hora de brincadeiras. Chegada, alimentação, higiene (escovar os dentes, tomar banho), descanso e saída são atividades-fim, ou seja, não modificam de acordo com os dias da semana. ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, v. 33, n. 3, p. 174-181, set. /dez. 2010.
CHARLOT, Bernard. Da relação do saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. FURLANETTO, E. C. Formação de formadores: um território a ser explorado. Psicologia da Educação, v. 32, p. 131-140, 2011.
GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p.

PESSOA, Z. S. Aspectos Demográficos. In: PESSOA, Z. S. et al. (Org.). Como anda Mossoró: análise da conjuntura sócio-urbana, ambiental e político-institucional. Natal: UFRN, 2011.

Source: https://colegioceduc.com.br

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